Coco Chanel – Não só uma marca, mas um estilo de vida.
Gabrielle Bonheur ”Coco” Chanel era o nome completo da eterna lenda da moda, mais conhecida como Coco Chanel. A estilista nasceu em agosto de 1883 e desde que se conhecia por gente, era alguém à frente de seu tempo. Segunda filha de uma lavadeira, foi colocada junto da irmã em um orfanato pelo próprio pai, logo após a morte da mãe. Aos 18 anos, saiu de lá indo para uma pensão para moças, onde aperfeiçoou sua costura e reencontrou sua tia Adrienne. Juntas, foram contratadas por um ateliê de costura para confecção de enxovais em 1903, e assim, as duas buscaram a independência saindo do pensionato.

Seu apelido ‘Coco’ foi dado pelos oficiais que eram encantados por Gabrielle em sua época de cantora em um café-conserto de Moulins, na França. Foi uma mulher apaixonada por vários homens ao longo da vida, mas nunca chegou a se casar e ter filhos. Seu amor foi definitivamente a moda e foi a ela que se dedicou até o seu último dia. Entre os homens importantes da sua vida, esteve Etienne Balsan, um socialite e herdeiro de uma fábrica de tecidos especializada em uniformes do exército. Ele acabou sendo um de seus amigos mais próximos e se manteve ao seu lado durante toda a vida. Por ter começado a ter contato com a alta classe por causa de Balsan, acabou conhecendo o homem que seria o amor da sua vida, Arthur Capel, um milionário inglês.
Ele a ajudou a abrir sua primeira loja de chapéus, que iniciou seu sucesso como estilista. Após a morte trágica de Arthur em um acidente de carro em 1919, Chanel abriu sua primeira casa de costura, ainda vendendo seus chapéus. E então, começou a vender roupas desportivas, para ir à praia e montar a cavalo, sempre priorizando o conforto, o que não era muito considerado na época na moda feminina. E como se não bastasse, ainda inventou as primeiras calças femininas! Em 1921, criou o seu tão famoso perfume Chanel Nª 5, recebendo esse nome pelo número cinco ser seu algarismo da sorte e por, coincidentemente ou não, ter sido a quinta fragrância que ela experimentou.

A essa altura suas roupas eram usadas pelas grandes atrizes de Hollywood, seus tailleurs ficaram extremamente conhecidos e são referência de moda até os dias atuais. Gabrielle faleceu em 1971, com 87 anos e deixando uma legião de fãs abalados pela grande perda no mundo fashion. Desde então, as coleções Chanel são comandadas pelo estilista Karl Lagerfeld, que mantém o estilo clássico e confortável da finada estilista até hoje. Em 2009, foi feito uma cinebiografia de sua vida com a atriz Audrey Tautou como protagonista. Até os dias atuais, Chanel encanta antigos e novos fãs de seu trabalho com seu estilo moderno, confortável e clássico, dando às mulheres, desde o início do século XX, o carinho e atenção que até então não existia na moda feminina.
Como ela mesma dizia, a moda passa, o estilo permanece. E Chanel realmente se tornou um estilo de vida para muitas pessoas ao redor do mundo todo.
