É PRA USAR SALTO ALTO OU NÃO É?
Na internet encontramos muitos textos falando sobre os malefícios do salto alto. Isso quase chega a me incomodar, porque já disse várias vezes aqui no blog que sou fã de salto alto, de qualquer modelo, então vamos aqui fazer um contraponto sobre o uso do salto alto. Por outro lado, não espere uma defesa cega ao uso constante do salto alto, porque tem sim problemas que podem ser causados pelo uso constante.
O salto alto tem a grande função de aumentar a autoestima da mulher que usa, você se sente mais bonita, mais atraente e melhor consigo mesma quando calça um salto alto. Esse já é um ótimo argumento para o uso do salto alto, mas não para por aí, o salto alto também agrega ao look elegância e classe, que são características que muitas mulheres procuram.
Também temos como vantagem a melhora da postura (sim, salto alto melhora a postura) porque como o peso do corpo é apoiado sobre a ponta dos pés, o corpo se obriga a manter uma postura ereta para manter o equilíbrio com o mínimo de cansaço. Pois é amigas, acreditem… E mais, pernas torneadas não se conseguem sozinhas, o salto alto ajuda a delinear a perna, principalmente a panturrilha, graças ao esforço feito por tirar o apoio dos calcanhares.
Mas calma, a vida não tem só momentos felizes e o salto alto não tem só pontos positivos. É certo que o uso constante causa varizes, que é menos grave, mas também pode causar problemas na coluna e encurtamento de músculos da perna por falta de uso (causado porque o calcanhar deixa de “trabalhar” e pode acabar atrofiando).
Que fique claro que esses problemas mais sérios como de coluna ou encurtamento dos músculos são casos de mulheres que mal tiram o salto alto para dormir, a maioria absoluta das mulheres usam o salto em ocasiões mais formais e dão descanso aos pés, mesmo que usem o salto para trabalho.
A chave para o equilíbrio entre a beleza de calçar o salto alto e a saúde do corpo é descansar os pés sempre que possível,principalmente depois de passar muito tempo com o salto, como uma formatura ou balada, além disso, intercalar o tamanho dos saltos faz com que o corpo, e as pernas principalmente não acostumem com a postura, então se você usar um salto um pouco menor de vez em quando, seu calcanhar vai continuar trabalhando e a pressão sobre a frente do pé diminui.
Bom, chega de toda essa criminalização do salto alto. Ele é lindo, elegante e deve ser usado, embora haja a necessidade de tomar cuidado com a saúde corporal também.
O equilíbrio é a chave.